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quarta-feira, 2 de junho de 2010

FAZ UM MILAGRE EM MIM - Uma análise franca do maior sucesso gospel

Uma análise franca do maior sucesso gospel Faz um milagre em mim Regis Danese Como Zaqueu Eu quero subir O mais alto que eu puder Só pra te ver Olhar para Ti E chamar sua atenção para mim. Eu preciso de Ti, Senhor eu preciso de Ti, Oh! Pai Sou pequeno demais Me dá a Tua Paz Largo tudo pra te seguir. Entra na minha casa Entra na minha vida Mexe com minha estrutura Sara todas as feridas Me ensina a ter Santidade Quero amar somente a Ti, Porque o Senhor é o meu bem maior, Faz um Milagre em mim. Não é difícil analisar a letra e música que Régis Danese escreveu sobre o texto de Zaqueu. A música pegou. É aquele tipo de música que cai no gosto popular pela simplicidade e facilidade de se cantar. É de música simples como esta que o povo gosta e tem facilidade de cantar. A questão que coloca a letra sob suspeição de não ser bíblica é a comparação que se tem de fazer entre a letra do cântico e o texto bíblico. Basta comparar a letra com o texto de Lucas 19.1-10. Régis diz: Como Zaqueu Eu quero subir O mais alto que eu puder Só pra te ver Olhar para Ti E chamar sua atenção para mim. Zaqueu subiu numa árvore para ver a Jesus. Correto. Mas o cântico não fala a verdade. Veja: 1. Primeiro erro. Em nenhum momento Zaqueu queria chamar a atenção de Jesus pra ele. Era baixinho, rico, líder dos publicanos e só queria ver a Jesus porque era baixinho e não conseguia enxergá-lo no meio da multidão. “Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar”. Não era preciso chamar a atenção de Jesus para si, porque Jesus viu a Natanael sem que este chamasse a atenção de Jesus. Não é mesmo? A capacidade de ver de Jesus era maior que a capacidade de chamar a atenção de Zaqueu. “Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira” (Jo 1.47-48). Quer dizer, Jesus viu a Natanael que estava debaixo da figueira. E Natanael nem o percebeu! Convenhamos. Hoje para vermos a Jesus temos que descer e não subir. Temos que descer de nosso orgulho, e não subir para o seu orgulho como fez Zaqueu. O problema da era pós-evangelho é que as pessoas querem ser maior que Jesus; e querem chamar a atenção para si. Nós invertemos os valores do evangelho, para um evangelho que nos agrade e nos satisfaça. E esquecem que não é preciso subir a uma árvore para ser visto. Basta ficar debaixo dela, como fez Natanael! Dentro do conceito pós-evangelho Régis está certo. As pessoas querem ser vistas, e fazem de tudo para que isto ocorra. Mas não se aplica aos cristãos. Porque não precisamos subir a lugar algum para ver a Jesus; basta que desçamos de nosso pedestal e o encontraremos. Queremos chamar a atenção de Jesus e esquecemos que ele é que quer chamar nossa atenção! 2. Poesia sem base na verdade. O restante da letra é poesia e romantismo sem base na verdade. Porque nada do que o autor fala aconteceu. Zaqueu não pediu para Jesus entrar na casa dele. Ao contrário: Jesus se ofereceu pra entrar na casa dele! O autor inverte a verdade, pois o texto diz que “quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria”. Zaqueu não falou nada disso pra Jesus: “Entra na minha casa, entra na minha vida”. Jesus é que se ofereceu para ir à casa de Zaqueu. Os publicanos eram uma classe de judeus comerciantes, coletores de impostos para Roma, que viviam com trinta por cento do que arrecadavam dos impostos e eram desprezados por seus patrícios, seus irmãos. Jesus se encontrava com pessoas desprezadas e malquistas pela sociedade. 3. Romantismo sem a verdade. E aqui reside nosso maior problema. Um cântico tem que dizer a verdade; uma poesia tem que desvendar a verdade, mas esta poesia do Régis esconde a verdade. É de um romantismo simplista que leva o povo a cantar uma coisa que não é verdadeira. Porque a atitude de Zaqueu foi diferente: “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Se Régis tivesse composto o cântico falando a verdade, isto é, falando da conversão de Zaqueu que prometeu a Jesus restituir tudo o que roubou, talvez o impacto social de seu cântico não tivesse tanto sucesso, mas, repito, o cântico precisa falar a verdade; a pessoa que se encontra com Cristo muda de vida. No cântico do Régis a pessoa não muda de vida; ela pede a Jesus que mexa com sua estrutura, que a ensine a ter santidade. Ora, santidade não é algo a ser aprendido, mas sim vivido. Como na maioria dos cânticos gospel este também trata das carências das pessoas e do seu anelo pessoal, nunca das necessidades do reino ou do compromisso com Jesus. Um cântico deve falar a verdade. Deve ser bíblico. Deve ter poesia e simplicidade

2 comentários:

  1. Parabéns!!! Muito interessante e verdadeiro quando se diz: Hj para vermos a Jesus temos que descer e não subir. Temos que descer de nosso orgulho, e não subir para o seu orgulho como fez Zaqueu.

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Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brazil
Assunto: Radialista, e atuo como comunicador na rádio 88 fm há 14 anos , atualmente exerço mimha função de locutor na radio boas novas no Rio de Janeiro , uma empresa do mesmo grupo 88 . Tenho tido experiencias tremendas nessa área . obrigado a todos que se interessam em ler meus escritos quer seja por admiração ou por criticas